30 de ago de 2018

João Costa relembra período de estágio em visita ao HUL


Jovem médico reencontra professores e profissionais da convivência durante o internato médico
 
Nascido e criado no povoado Sítio Alto, comunidade autodeclarada quilombola, filho de lavradores e oriundo de família de 11 irmãos residente no município de Simão Dias, o agora médico João Costa visitou na manhã desta terça-feira, 28, o Hospital Universitário de Lagarto, local onde realizou o internato médico por um período de dois anos, entre 2016 e 2018.

Ao chegar ao HUL reencontrou colegas de curso, profissionais da área médica e assistencial com os quais conviveu e interagiu, além de professores que o acompanharam durante o período em que ficou interno como estudante de medicina na unidade hospitalar. No seu estágio no Hospital Universitário de lagarto João Costa passou pelas áreas de Clínica Médica, Urgência e Emergência, Pediatria e Cirurgia/Ortopedia.

“Aqui é um hospital universitário porta aberta e isso favoreceu a minha busca por conhecimento e experiência”, observou. “É um local onde pude experimentar e ver a minha própria evolução e também a da unidade, que avança com equipes de profissionais mais completas, com atendimento mais qualificado”, disse.  
Vidia Katharine, João Costa, Prof. Fenando Every e Adeltram Ferreira

“Aqui fui muito bem recebido, muito bem acolhido pelos médicos, pelas equipes de enfermagem, pela administração”, comentou João Costa. “Então é muito bom retornar neste momento; a gente passou muito tempo aqui no hospital”, lembrou.  

Joao Costa foi recebido pelo Gerente de Ensino e Pesquisa do HUL, Fernando Every, um dos seus professores durante o período de estágio. “O agora médico doutor João Costa sempre foi um acadêmico muito dedicado, preocupado em cuidar dos pacientes de uma forma integral”, destacou. “E população de Sergipe ganha um profissional de elevada qualificação técnica e humana”, concluiu professor Every.

Sobre a Ebserh
O HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário