16 de ago de 2017

Lula visitará cinco cidades em Sergipe

Confira a Programação
Falta pouco para a chegada da caravana "Lula pelo Brasil" a Sergipe. No próximo domingo, dia 20/08, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao estado, onde permanecerá por três dias, para participar de eventos e receber homenagens. Além da capital, Aracaju, o líder petista passará por Estância, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória. Sergipe é o segundo Estado do Nordeste que o ex-presidente visitará entre os dias 17 de agosto e 5 de setembro. Antes, ele estará na Bahia, ponto inicial do trajeto da comitiva. Vinte e cinco cidades dos noves Estados da região serão visitadas por Lula.

Os atos em Sergipe começam na tarde do domingo (20), pela cidade de Estância. Lá, a partir das 16h, o ex-presidente participará de um ato cultural no Largo dos Correios, no centro da cidade, quando receberá o título de cidadão estanciano. No dia 21 (segunda-feira), a caravana iniciará as atividades em Lagarto, cidade que recebeu o campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS) durante os governos petistas. A instituição concederá o título Honoris Causa a Lula, em solenidade marcada para as 9h


De lá, o grupo seguirá para Itabaiana, onde um ato político com a militância do PT está programado para ocorrer na Associação Atlética do município a partir das 13h. Ainda na segunda-feira (21), o ex-presidente chegará a Nossa Senhora da Glória, no Sertão sergipano. Na cidade, ele participará de um ato público, no qual será agraciado com o título de cidadão gloriense, na Praça de Eventos, às 17h. Já na terça-feira (22), Lula cumprirá agenda em Aracaju, no Iate Clube da capital, oportunidade na qual reunirá a militância e lideranças políticas. O ato terá início às 9h.

“Lula está fazendo caravana para unir as pessoas e conversar com o povo brasileiro, como fez no passado, na década de 1970, organizando o movimento sindical no Brasil; depois, na década de 80, para a fundação do Partido dos Trabalhadores; em 90, ele fez a Caravana da Cidadania, que traçou um diagnóstico do país naquele momento e deu as bases para que ele pudesse discutir o projeto nacional para o Brasil; e fez também nos anos 2000, quando já era presidente da República e viajou pelo Brasil inteiro ouvindo as pessoas e colhendo sugestões para implementar políticas públicas", afirma o coordenador da caravana, Márcio Macêdo, que é vice-presidente nacional do PT.
Avanços em Sergipe
A visita de Lula a Sergipe é um reencontro do ex-presidente com uma população que foi muito beneficiada com as ações e as políticas públicas desenvolvidas nos governos do PT. No Estado, as administrações de Lula e de Dilma Rousseff triplicaram as vagas no Ensino Superior, num processo intenso de interiorização levando a UFS para as cidades de Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora da Glória. Antes, a instituição possuía apenas o campus de São Cristóvão. Os sergipanos também foram beneficiados com o aumento no número de campus do Instituto Federal (antiga Escola Técnica) - de três para sete campi. Além disso, 27 mil sergipanos foram beneficiados com bolsas do Prouni.
Os índices de pobreza e miséria também reduziram sensivelmente nos governos Lula e Dilma. 434 mil pessoas saíram da extrema pobreza no Estado. Mais de 268 mil pessoas são atendidas pelo Bolsa Família. A mortalidade infantil caiu 42% entre 2002 e 2013. 96% das crianças estão na escola. Pelo Minha Casa Minha Vida, quase 46 mil famílias realizaram o sonho da casa própria. Em obras, destacam-se as pontes Joel Silveira e Gilberto Amado, além do viaduto do Distrito Industrial de Aracaju.


Agenda 
De Sergipe, Lula seguirá na tarde da terça-feira (22/08) para Penedo, em Alagoas. A viagem acontece até o dia 5 de setembro, quando se encerrará em São Luís, no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário