2 de dez de 2016

"O HRL terá condições de atender metade do estado"

Superintendente da EBSERH fala sobre o futuro Hospital Universitário de Lagarto
Durante o 1º Mutirão Nacional da Saúde que está sendo realizado esta semana no Hospital Regional de Lagarto o Portal Lagartense conversou com o Sr. Valter Joviniano Superintendente da EBSERH (a direita na foto acima).
O mutirão em questão teve como objetivo diminuir a fila de pacientes que procuraram aquela unidade de saúde para várias especialidades. A ação contou com a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Secretaria Municipal da Saúde e do Hospital Nossa Senhora da Conceição.


Estudantes da UFS/ Campus Lagarto que participaram do mutirão.
Pacientes tiveram atendimento odontológico, nutricional, dentre outros e assistiram a palestras como a do Dr. Almir Santana que explanou sobre as doenças sexualmente transmissíveis DST.
Valter disse que o adiamento do concurso que deveria ter sido realizado no último final de semana comprometeu a data de início da reformulação do Hospital.
De Regional para Estadual
A chegada da EBSERH em 2017 deverá aumentar o numero de especialidades médicas o que tende a proporcionar uma maior oferta de serviços para uma maior quantidade de pacientes de Lagarto e região.
De acordo com Valter a ação desta semana é apenas um ensaio de muitas que virão. O objetivo é de erradicar a fila de espera que a reportagem viu no momento da entrevista. E que, após a efetivação definitiva do Hospital Universitário, Lagarto se tornará um pólo de serviços de saúde para suprir não só a necessidade de seus munícipes e da região circunvizinha, mas de todo o estado.

"Com a parceria entre o HU, UFS e a Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto criaremos uma cadeia de saúde. Posso afirmar que Sergipe se dividirá em dois: uma parte sendo gerenciada pela capital e a outra parte assistida por nós. Vamos trabalhar para que o paciente consiga ter um bom atendimento desde as unidades básicas de saúde, ou seja, no posto do seu bairro para que ele só precise do Hospital em último caso e aqui receba o tratamento mais digno e eficiente", concluiu Valter.

Na mesma ocasião o reitor da UFS Ângelo Roberto Antoniolli, exaltou a parceria com o prefeito eleito Valmir Monteiro que já garantiu em Brasília os primeiros investimentos de sua gestão para melhoria do curso de odontologia do Campus de Lagarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário