30 de set de 2016

Cinform: Valmir Monteiro será o próximo prefeito da cidade

Com 62,42% das intenções de voto Valmir dispara nas pesquisas


Cinform

Terceiro maior colégio eleitoral de Sergipe - atrás apenas da capital Aracaju, e de Nossa Senhora do Socorro -, a cidade de Lagarto tem importância estratégica em termos de economia, pois é um município forte em todas as atividades nelas exercidas. Além disso, a posição geográfica torna Lagarto uma cidade-polo de forma natural. Com isso, claro que a influência política Lagartense é grande em todo o Estado. Para analisar o quadro atual e as intenções de voto, o Dataform realizou pesquisa no dia 28 de setembro de 2016, 400 entrevistas com margem de erro de 5% para mais ou para menos com confiança de 95%.
A cidade conta com 6 candidatos a prefeito: Enoque Araújo (REDE); Jerônimo Reis (PMDB); Marcélio (PSOL); Rosendo Ribeiro (PEN); Tenente Williams (PPL); Valmir Monteiro (PSC), entre eles Valmir e Jerônimo despontam na liderança das citações de votos, sendo que ambos já administraram a cidade. Jerônimo entre 1997 e 2002, enquanto Valmir administrou entre 2009 e 2012.
Na modalidade estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, o Dataform apresenta a liderança de Valmir Monteiro com 52,75% das citações; Jerônimo com28,00%; indecisos, 8,50%; Nulo/Branco, 4%; Não soube/Não respondeu, 3%; Tenente Willians,1,75%; Rosendo Ribeiro, 1,50%; Marcélio, 0,25%; Enoque Araújo, 0,25%.
VOTOS VÁLIDOS E REJEIÇÃO
Quando esses votos são transformados em votos válidos, conforme será apresentado o resultado oficial da Justiça Eleitoral após a apuração, os números confirmam a liderança ainda maior de Valmir Monteiro, com 62,42%; Jerônimo, 33,14%; Tenente Willians, 2,07%; Rosendo Ribeiro, 1,77%; Marcélio, 0,30%; Enoque Araújo, 0,30%.

Já em relação a cada um dos candidatos, quando o entrevistado responde em quem não votaria de jeito nenhum para prefeito, os números são os seguintes: Jerônimo é o mais rejeitado, alcançando35,50%; Valmir, 21,50%; Não soube/Não respondeu, 18,75%; Nulo/Branco, 7,75%; Enoque Araújo,5,50%; Rosendo Ribeiro, 4,75%; Marcélio, 3,50%; Tenente Willians, 2,75%.
A disputa pela Prefeitura de Lagarto neste ano, foi composta por diversos lances de bastidores e judiciais. Num primeiro momento, Jerônimo colocou o neto, de mesmo nome, como candidato. Depois ele assumiu a candidatura. Já pelo lado de Valmir, os problemas jurídicos foram contornados com liminar que garantiu o registro de sua candidatura.
Apesar dessas questões, Valmir Monteiro sempre esteve na liderança, muito por conta do atual prefeito, Lila Fraga (DEM), ter feito uma gestão que é amplamente desaprovada pela população e de muito confronto com os servidores, especialmente da área da Educação. Como Valmir perdeu a reeleição há quatro anos, seu nome apareceu de forma muito forte como o mais capaz para derrotar o grupo que administra a cidade. E os números do Dataform desta edição só fazem confirmar isso e garantir que no próximo domingo, Valmir Monteiro se tornará, pela segunda vez, prefeito da cidade de Lagarto.

A pesquisa Dataform foi contratada pela Craft Comunicação e Publicidade LTDA - ME/Grafite Publicidade e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SE -02383/2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário