26 de mar. de 2015

Profissionais do Hospital Regional de Lagarto passarão por capacitação em hemotransfusão



Por Tito Lívio de Santana
Profissionais  da área de enfermagem do Hospital Regional de Lagarto (HRL) participarão, nesta quinta-feira (26), de uma capacitação em hemotransfusão. O treinamento, que beneficiará também enfermeiros e técnicos de enfermagem dos Hospitais Regionais de Itabaiana e de Estância, será ministrado pela médica e gerente da Hemorrede em Sergipe, Mariamália Newton Andrade. As unidades, por sua vez, são gerenciadas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).  
De acordo com o superintendente do HRL, Oldegar Alves,  a capacitação que tem como tema 'O Ato Transfusional’  objetiva, principalmente,  aprimorar o manejo dos pacientes que necessitam dos hemoderivados, no ambiente hospitalar, bem como favorecer a identificação imediata de qualquer evento adverso às transfusões sanguíneas. “Essa capacitação objetiva melhorar o olhar técnico dos profissionais de enfermagem para os mínimos e também os mais complexos eventos adversos que podem ocorrer, embora raramente, em função da transfusão”, explicou.
Segundo Oldegar, esse olhar mais técnico deve estar voltado, por exemplo, para as alterações no quadro do paciente. “O profissional deve estar atento para o aumento da temperatura corporal, da pressão arterial, ou seja, ter a percepção voltada para quaisquer mudanças nos sinais vitais e sintomas apresentados  pelo paciente após e durante a transfusão”, ressaltou. 
A capacitação será destinada a 15 profissionais de cada unidade de saúde. No caso do HRL, serão enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nos chamados eixos críticos do hospital, ou seja, áreas vermelha e amarela, além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde são internados os pacientes mais graves.

Tito Lívio de Santana
Assessor de Comunicação/HRL

Nenhum comentário:

Postar um comentário