21 de mai de 2014

Enfermeiros do Hospital de Lagarto são capacitados em testes rápidos para HIV e hepatites


Profissionais de enfermagem do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), unidade gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) em Lagarto, participam na próxima quarta-feira, 28, da I Capacitação para testes rápidos de HIV e das Hepatites B e C. O curso será ministrado por uma equipa da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo o superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior (foto), esse tipo de capacitação é fundamental para os profissionais de saúde que diariamente se expõem a riscos com materiais biológicos. “Além disso, essa capacitação vem legitimar o HRL como referência no atendimento interno a acidentes com agulhas infectadas, lâminas de bisturi, racionalizando assim a utilização do kit de testes rápidos”, afirmou.
De acordo com Oldegar Alves, os testes rápidos são meios importantes para garantir a segurança dos profissionais de saúde que atuam diretamente na assistência aos usuários atendidos no hospital. “Quando os funcionários sofrem um acidente com material perfurocortante, no qual há o paciente-fonte (aquele que passou por umprocedimento invasivo), lançamos mão do teste rápido, com a devida autorização do paciente em questão”, ressaltou.
A capacitação
Segundo a enfermeira Ana Luíza Gonçalves Dias (foto), que integra o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HRL, a capacitação, que tem vagas limitadas, destina-se a profissionais de enfermagem que atuam assistencialmente em todos os setores da unidade. “Serão 20 vagas para os enfermeiros assistenciais, que atuam na Clínica Médica, Cirúrgica, Pediatria, UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Áreas Amarela e Vermelha”, informou.  
A capacitação será realizada pelo médico infectologista Marco Aurélio Góes e pela enfermeira Mércia Feitosa, que integram a Vigilância Epidemiológica da SES, através do Núcleo de Doenças Transmissíveis, e acontecerá durante todo o dia 28, das 8h às 12h e das 14h às 17h. “No período da manhã será realizada a parte teórica e, à tarde, a prática do curso”, informou ainda enfermeira do SCIH. As inscrições foram abertas na última quinta-feira, 15, e estão sendo encerradas nesta terça, 20.
O principal objetivo é capacitar os enfermeiros que atuam assistencialmente no HRL a como atenderem profissionais que estão expostos a acidentes com materiais biológicos. “Este tipo de capacitação é importante porque os enfermeiros assistenciais são responsáveis por orientar os demais profissionaisde saúde em casos de acidentes com materiais biológicos, como agulhas infectadas e lâminas de bisturi, a seguirem os chamados Procedimentos Operacionais Padrão (POP), adotados pelo hospital”, ressaltou.

Tito Lívio de Santana
Assessor de Comunicação/HRL

Nenhum comentário:

Postar um comentário