7 de abr de 2014

Hospital Regional de Lagarto já realizou quase 27 mil atendimentos no primeiro trimestre deste ano



O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, já realizou nos primeiros três meses deste ano, quase 27 mil atendimentos e assistiu aproximadamente 15 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo os relatórios de produção da unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
De acordo com o balanço trimestral, o HRL realizou, de janeiro a março, 26.935 procedimentos, entre consultas de urgência em pediatria, ortopedia, clínica geral, administração de medicamentos, tratamento clínico de traumas ortopédicos e atendimentos de enfermagem em geral. 

O HRL (que foi construído pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e que completará no próximo mês de julho quatro anos de funcionamento) realizou nos três meses deste ano 42.100 exames complementares, número 39,9% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2013, quando foram contabilizados 30.139. De janeiro a março de 2014, somente os laboratoriais clínicos totalizaram 35.466, o que representou 29,9% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram ofertados 27.287 desses exames.
Segundo o superintendente do HRL, Oldegar Alves Junior, a unidade tem avançado na melhoria dos serviços de saúde de urgência e emergência hospitalar na região, conforme estabelecido pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS de Sergipe.
"Cada vez mais ampliamos nossos atendimentos. Em março, foram realizados quase 10 mil procedimentos e mais de 15 mil exames complementares. Além disso, temos contribuído de forma significativa para o esforço da SES e FHS em zerar a fila de espera por cirurgias ortopédicas no Estado e em 2013 incrementamos a realização das cirurgias gerais", acrescentou.
Somente nos três primeiros meses deste ano, o Centro Cirúrgico do HRL já realizou cerca de 330 cirurgias, das quais 210 no segmento de ortopedia.
Outros números - O balanço dos três primeiros meses de 2014 mostra ainda que o Hospital Regional de Lagarto, que é responsável pela cobertura assistencial a uma população de 250 mil pessoas nos municípios que integram a microrregião Centro Sul de Saúde (Lagarto, Simão Dias, Poço Verde, Tobias Barreto, Salgado e Riachão do Dantas), realizou de janeiro a março 5.756 exames radiológicos, representando um aumento de 53,9% em relação ao total verificado no mesmo período do ano passado, quando foram ofertados 3.739 desses exames. De janeiro a março, a unidade disponibilizou quase 900 internações.
Também em comparação ao primeiro trimestre de 2013, o número de pacientes atendidos pelo HRL este ano, que totalizou 14.727, foi 1,1% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram assistidos 14.554 usuários. Sobre o aumento no número de atendimentos e de procedimentos, o superintendente do HRL lembrou que a unidade ainda atende a pacientes de municípios de outras microrregiões de saúde do Estado, em especial do Agreste e do Sul, além de cidades da Bahia que fazem divisa com Sergipe.
"Temos atendido, também, a pacientes de municípios de Campo do Brito, São Domingos e Itabaiana (Agreste) e Estância (Sul). Isso também fortalece o papel do HRL na rede estadual de urgência e emergência hospitalar", destacou Oldegar Júnior, ressaltando que pacientes de cidades baianas como Paripiranga, Adustina, Fátima, Nova Soure, dentre outras, também são encaminhados diariamente ao HRL.



Tito Lívio de Santana
Assessor de Comunicação/HRL

Nenhum comentário:

Postar um comentário