8 de jan de 2014

Hospital Regional de Lagarto fecha 2013 com quase 118 mil atendimentos e 1.247 cirurgias realizadas

Por Tito Lívio de Santana


De acordo com o balanço, durante todo o ano passado foram realizados 117.866 procedimentos, entre consultas especializadas em pediatria, ortopedia, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos, administração de medicamentos e atendimentos de enfermagem em geral. Esse número foi superior ao registrado em 2012, quando foram feitos 116.953 procedimentos. O total de pacientes atendidos no ano passado (63.942), no entanto, foi 10% maior que o verificado em 2012, quando o HRL assistiu 57.787 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), procedentes dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde (Lagarto, Simão Dias, Salgado, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto), de outras regionais de Sergipe, além de cidades da Bahia que fazem divisa com o Estado, como Paripiranga, Adustina, Fátima e Nova Soure.

É o caso da dona de casa Rosa Helena Souza dias, de 63 anos, natural do povoado Pastinho, em Simão Dias, internada há quase 50 dias no HRL, aonde chegou com quadro de abcesso renal. "Minha mãe passou 22 dias na Área Amarela, e graças a Deus agora já está na enfermaria. Para mim o atendimento daqui está sendo ótimo, tanto da enfermagem quanto dos médicos, a alimentação é boa e a limpeza também. Minha mãe já fez seis ultrassonografias, sete Raios-X e uma tomografia em Aracaju. Além disso, está sendo acompanhada pelo infectologista", elogiou nesta terça-feira, 7, a filha de dona Rosa, a lavradora Geonilda Arlinda de Souza Santos, de 43 anos.
Avanços - De acordo com o superintendente do HRL, enfermeiro Oldegar Alves Junior, 2013 foi um ano de reafirmação do importante papel do Hospital Regional de Lagarto para a rede estadual de urgência e emergência. "No ano passado, consolidamos uma posição significativa dentro da rede hospitalar de Sergipe, com avanços significativos, em especial na área de ortopedia, passando a ser uma referência para a região Centro-Sul. Tanto que fechamos 2013 com 956 cirurgias ortopédicas realizadas, contribuindo assim para desafogar a procura por esse serviço no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), em Aracaju", disse.
Segundo ele, outro dado importante diz respeito à taxa de transferência externa do HRL. "Encerramos o ano passado com uma taxa média mensal inferior a 1%. Em julho, inclusive, essa taxa chegou a seu patamar mais baixo, de 0,6%, ou seja, avançamos muito em resolutividade, pois em torno de 99% dos pacientes que chegaram ao HR tiveram seus problemas de saúde resolvidos aqui mesmo, transferindo apenas os casos que necessitaram de um atendimento de maior complexidade", esclareceu.

Outros números - Também em 2013, de acordo com o balanço anual, o HRL realizou mais de 145 mil exames complementares, dos quais somente quase 125 mil foram laboratoriais clínicos. De janeiro a dezembro do ano passado, a unidade ainda realizou 18.884 exames radiológicos e 3.387 internações.

Tito Lívio de Santana
Assessor de Comunicação/HRL
Tel: (79) 3632-1512

Cel: (79) 8867-8315

Nenhum comentário:

Postar um comentário