26 de dez de 2013

Hospital Regional de Lagarto pronto para atendimentos de urgência e emergência no Natal e Ano Novo

O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), em Lagarto, já definiu as escalas médicas de plantão para garantir o atendimento de urgência e emergência nos próximos dias 24 e 25 de dezembro, respectivamente véspera e dia de Natal, bem como nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro de 2014.

De acordo com o superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior, todas as escalas médicas de plantão foram compostas para garantir a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que chegarem ao hospital. “No dia 24, contaremos com três clínicos gerais, além de pediatra, dois ortopedistas e um cirurgião geral, em plantões de 24 horas. Esta mesma escala se repete no dia 31, véspera do Ano Novo”, esclarece.
Já no dia 25, feriado de Natal, o atendimento do HRL contará com três clínicos gerais, pediatra, ortopedista, além de cirurgiões gerais e mais um ultrassonografia . No dia 01 de janeiro, repete-se esta mesma escala do dia 25.

“Todas essas escalas já foram encaminhadas pela diretoria técnica do HRL ao Conselho Regional de Medicina e Sergipe (Cremese), da mesma forma como as escalas das equipes de Enfermagem ao Conselho Regional desta categoria, o Coren”, ressaltou Oldegar Júnior. Ele informou ainda que, também foi definida em reunião colegiada na terça-feira, 17, uma escala em relação à gestão do Hospital Regional de Lagarto. “Assim, também teremos gestores de plantão, em regime de revezamento (entre superintendência, coordenações e gerências), nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro de 2014”, acrescentou Oldegar Júnior.  

O superintendente orienta a população para evitar os excessos nas festas de final de ano, principalmente em relação à ingestão de bebidas alcoólicas. De janeiro a novembro deste ano, o HRL já atendeu a 2.411 pacientes de acidentes motociclísticos, 119 de automobilísticos e outras 153 vítimas de atropelamentos.  “Infelizmente, o álcool ainda está associado a muitos casos clínicos e ortopédicos durante o período festivo, causando muitas vezes acidentes de trânsito, na maioria das vezes com consequências graves”, alertou.

Cobertura
Em funcionamento há três anos e meio, o Hospital Regional de Lagarto é uma das obras estruturais concebidas a partir da Reforma Sanitária e Gerencial do SUS implementada desde 2007 pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em 2013, o HRL realizou mensalmente uma média de 10 mil atendimentos de urgência e emergência, entre procedimentos clínicos, consultas especializadas em ortopedia, pediatria, tratamentos clínicos em traumas ortopédicos e administração de medicamentos. A unidade, que atende uma média mensal de 5 mil usuários do SUS, presta assistência em sete especialidades médicas: Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Médica, Infectologia, Ortopedia, Ultrassonografia e Nefrologia.

Considerado um dos mais resolutivos da rede estadual de urgência e emergência, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho é responsável por uma cobertura assistencial a cerca de 250 mil habitantes dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde que inclui, além de Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Simão Dias e Tobias Barreto.
Além de destes, no entanto, o HRL também tem atendido pacientes de municípios que integram as microrregiões Agrestes e Sul como Itabaiana, São Domingos, Campo do Brito, e Estância, além de cidades da Bahia, como Paripiranga, Itapicuru, Adustina, Fátima e Nova Soure, dentre outros.

Tito Lívio de Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário