15 de jul. de 2013

HRL implanta Sala Multiprofissional para Evolução de pacientes críticos

Por Tito Lívio de Santana

Modernizar, humanizar e assegurar um acompanhamento mais preciso do tratamento de pacientes críticos internados na unidade hospitalar. Com esses objetivos centrais, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) em Lagarto, na região Centro-Sul do Estado, passou a contar com uma Sala de Evolução Multiprofissional. 
De acordo com o superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior, o novo serviço, implantado esta semana, vai garantir uma visão diferenciada sobre a evolução do estado de saúde de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) internados nos chamados eixos críticos do hospital. A Sala de Evolução Multiprofissional está sendo criada visando a permitir a discussão, a partir de um olhar multiprofissional, dos casos de pacientes graves internados nas Áreas Vermelha e Amarela da unidade, informou. 
Segundo ele, assim, à Sala de Evolução Multiprofissional passa a promover a integração entre médicos plantonistas, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas e fisioterapeutas. O serviço também pretende modernizar esse acompanhamento do paciente grave internado no HRL. A modernização, com a implantação de um modelo de evolução mais informatizado, vai garantir um seguimento mais adequado para o paciente, ou seja, a continuidade terapêutica por parte dos demais médicos na hora de assistir esse mesmo usuário, explica o clínico geral e emergencista Pedro Brito de Oliveira Júnior, que integra a equipe multiprofissional. De acordo com o médico, a utilização dos recursos da Sala de Evolução Multiprofissional, no momento, está restrita aos pacientes críticos.
Inicialmente, estamos utilizando o serviço para o acompanhamento e evolução daqueles casos mais graves, com permanência maior nas Áreas Vermelha e Amarela, garantindo-lhes um plano diagnóstico e terapêutico mais organizado, disse o emergencista. Ele ressaltou que o acompanhamento desse atendimento, de forma mais informatizada, também permite socializar ainda mais a relação da equipe com o paciente e familiares, assegurando e facilitando o fornecimento de informações mais precisas sobre o quadro clínico do usuário internado na unidade.




Por: Tito Lívio de Santana
Hospital Regional de Lagarto
Assessoria de Comunicação
(79) 3662-1512 - (79) 8867-8315
E-mail: tito.menezes@fhs.saude.se.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário