28 de ago de 2012

Escola Nossa Senhora da Piedade de Lagarto Alcança o 1º melhor lugar do IDEB na Rede Estadual no Ensino Fundamental em 2011


A Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, localizada na Avenida Libério Monteiro, S/N, fundada em 13 de junho de 1962, está entre as que conseguiram atingir o maior Índice de aproveitamento escolar, sendo a 1ª no Estado de Sergipe, no Ensino Fundamental, conforme divulgação do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2011.

A Nossa Senhora da Piedade como é conhecida conta com uma equipe de professores dedicados com o ensino fundamental, além de ter na direção um quadro de profissionais gabaritados, a exemplo de sua diretora: Selma Messias de Andrade, tendo como Coordenadora: Maria Joselice Menezes Nascimento e Secretário: José Roberto Silva Vieira. Selma Messias foi diretora da Escola Maria Augusta Carvalho, Bairro Ademar de Carvalho, localizado na periferia da cidade onde, ao chegar naquela unidade de ensino pegou uma escola com o índice de 2.6 e durante os oito anos que esteve à frente daquela unidade escolar elevou esse índice a casa dos 4.3, o que melhorou consideravelmente o índice escolar.
Segundo a direção da escola os alunos da Nossa Senhora da Piedade são alunos em sua maioria vindos das zonas periféricas, bairros próximos, filhos de pedreiros, empregadas domésticas, pequenos feirantes, comerciantes, professores, funcionários públicos, agentes de saúde, funcionários da indústria e comércio local, moto taxistas, agricultores e uma parcela de desempregados.
A Escola Nossa Senhora da Piedade já existe à 50 anos, e ao longo dessas cinco décadas a Educação de qualidade vem acompanhando o tempo, e hoje a escola conta com as seguintes modalidades: Ensino Fundamental em Nove anos (9), e Educação para Jovens e Adultos - EJAEF. Com uma clientela de aproximadamente 200 alunos nos dois turnos: Matutino e Vespertino.
Foi ao longo de sua história que a Escola Nossa Senhora da Piedade, da Rede Estadual de Ensino, criou a relação benéfica com a comunidade, garantindo a credibilidade da educação de qualidade oferecida durante esses anos, tornando hoje o cenário de nossa instituição como um conjunto eficaz e o com compromisso com a aprendizagem do aluno, oferecendo ensino de qualidade, garantindo a ele a participação da comunidade e formando crianças e jovens com o sucesso que a educação pública almeja, enfatizou a diretora Selma Messias.
Investimos numa gestão democrática e participativa onde todos os segmentos estão envolvidos no processo e não medem esforços para atingir os resultados. O tempo e os espaços são bem administrados, o diagnóstico da aprendizagem é feito desde os primeiros dias de aula e se estende por todo o ano letivo, para que os alunos com déficit de aprendizagem sejam encaminhados para o “Projeto Reforço Escolar” e as intervenções sejam realizadas em tempo real. Além disso, contamos com os programas de Alfabetização e Ensino Estruturado da Secretaria (SEED), onde o primeiro utiliza uma metodologia de ensino baseado no método fônico e o segundo com ações e ferramentas de planejamento, monitoramento e avaliação sistemática. Nesse contexto, o caminho que trilhamos foi a metodologia de projetos que facilitassem a interdisciplinaridade tornando à aprendizagem mais dinânmica, a escola mais prazerosa e viva. Os projetos desenvolvidos que deram  mais resultados foram: Leitura Contextualizada que tem como objetivo despertar o hábito e o gosto pela leitura, além de trabalhar os descritores da Prova Brasil e o Projeto Reforço Escolar que contribui para minimizar as desigualdades intelectuais, garantindo ao aluno igualdade de oportunidade, tornando a escola mais inclusiva.
Outro aspecto relevante é que temos um Comitê atuante que nos ajuda a tomar as decisões mais acertadas. Atrelado a isso, conseguimos envolver um grande percentual de parceiros para nos ajudar a realizar as ações dos projetos pedagógicos, a exemplo do: EENSP FOLIA, Dia das Mães, Dia das Crianças, Projeto Minha Cidade, Vida e Natureza, Festa Junina, Folclore, Cultura Afro-Brasileira e Africana, entre outros projetos que fizemos ao longo do ano. Isso tudo sem esquecer-se de valorizar os profissionais que aqui atuam. Homenageamos professores e servidores como forma de reconhecimento pelo seu desempenho.
Como resposta a esse trabalho realizado por uma equipe comprometida com o sucesso do aluno temos: o melhor índice do IDEB de Sergipe no Ensino Fundamental na Rede que é 5.6; 3º Lugar no Prêmio Nacional em Gestão Escolar, 97.1% de Aprovação e 0% em Evasão Escolar, e ainda fomos contemplados com o Livro das Crianças “Contadores de Histórias Encantadas”, concurso realizado pela Revista Nova Escola, em nível Nacional.
Além desses resultados aqui explícitos, é gratificante ressaltar que a Escola Nossa Senhora da Piedade, desde 2010 participa das Olimpíadas de Língua Portuguesa (MEC/Cenpec), projeto e atividade que classificou o aluno Douglas Cézar de Oliveira que representou Sergipe na região Nordeste em Fortaleza, em 2011, culminando também com a participação da professora Vera Lúcia Chagas Reis no seminário em Brasília/DF, por ter sido semifinalista na referida Olimpíada.
Tudo isso é reflexo de um trabalho construído com muita responsabilidade, dedicação e compromisso, ressaltou a diretora Selma Messias de Andrade, que estará completando no dia 22 de dezembro, dois anos a frente da direção da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade.
Reportagem: Raimundinho
Jornalista DRT-1558

Nenhum comentário:

Postar um comentário