29 de mar de 2012

Laércio é eleito 1º vice-presidente da Comissão Especial do Código Comercial


A comissão especial que vai analisar o novo Código Comercial (Projeto de Lei 1572/11) elegeu o deputado federal Laércio Oliveira como 1º vice-presidente. O presidente é o deputado Arthur Oliveira Maia (PMDB-BA) e o deputado Paes Landim (PTB-PI) foi designado relator.

“A proposta tem o objetivo de sistematizar e atualizar a legislação sobre as relações empresariais entre pessoas jurídicas. A proposta do novo código trata, entre outros assuntos, da denominação empresarial, de títulos eletrônicos e do comércio na internet”, disse Laércio.
O texto conta com 670 artigos, divididos em cinco livros. O primeiro é uma parte geral sobre a empresa; o segundo trata das sociedades empresariais; o terceiro regula as obrigações dos empresários; o quarto aborda a crise da empresa; e o quinto trata das disposições transitórias.
Direito civil
Atualmente, o direito empresarial brasileiro é disciplinado em sua maior parte pelo Código Civil, que trata também de questões privadas envolvendo pessoas físicas. Há outras questões relacionadas às empresas que são reguladas por leis específicas – como a das Sociedades Anônimas (6.404/76), a de Falências (11.101/05) e a dos Títulos de Crédito (6.840/80), que não são revogadas pela proposta. Já a Lei de Duplicatas (5.474/68) seria revogada.
O deputado justifica a necessidade de criar um código específico com o fato de a Constituição considerar o direito comercial uma área distinta do direito civil.


Carla Passos
Assessoria de imprensa do deputado federal Laércio Oliveira
(61) 3215-5629 (61)8183-8643
www.laerciooliveira.com.br  www.twitter.com/laerciofederal



Nenhum comentário:

Postar um comentário