19 de ago. de 2011

Sergipe ganha quatro novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Interiorizar a educação é uma das lutas do governador Marcelo Déda desde que assumiu o Governo de Sergipe. Agora, chegou a hora de colher os frutos. Na manhã da ultima terça-feira, 16, em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a implantação de 208 novas unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Dessa forma, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi contemplado com mais quatro núcleos de ensino, nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Tobias Barreto e Poço Redondo - cidades que foram selecionadas a partir de um conjunto de critérios técnicos definidos pelo Governo Federal.

De acordo com o governador Marcelo Déda, a história do ensino superior em Sergipe mudou. "Há oito anos, desde que o presidente Lula chegou à presidência, o que nós estamos assistindo é a transformação da oferta de vagas no ensino superior e no ensino tecnológico. Nosso governo tem o orgulho de ser o governo que inaugurou a primeira escola técnica estadual. É uma realidade que Sergipe não conhecia. Estamos deflagrando as últimas iniciativas para a construção da escola técnica de gás e petróleo em Carmópolis; além das escolas técnicas federais que estão sendo construídas em vários municípios. Sergipe é outro estado graças ao trabalho do presidente Lula, aos trabalhos do nosso governo e à solidariedade da presidente Dilma", disse.

Critérios e projeto - Para definir o número de escolas de educação profissional por estado, o Governo Federal orientou-se por uma série de critérios, entre os quais estão os baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e a porcentagem de jovens de 14 a 18 anos nas séries finais do ensino fundamental.

Economia - Em Sergipe, as cidades contempladas com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia estão localizadas em quase todas as regiões do estado. A interiorização irá ajudar a alavancar a economia desses municípios, pois a população será beneficiada pela oferta de cursos de formação inicial e continuada, e o fato atrairá investimentos de empresas privadas, o que resulta na geração de emprego e renda. A instalação dos novos campi em Sergipe irá beneficiar diretamente não apenas os municípios selecionados, mas toda a região onde eles estão inseridos.

Municípios - Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, segundo o Censo 2010, possui 160.829 mil habitantes, o que equivale 7,78% da população sergipana. Propriá está no Baixo São Francisco e conta com 28.457 mil habitantes, sendo 1,38% dos sergipanos. No Centro Sul, está o município de Tobias Barreto, com 48.039 mil habitantes, que engloba 2,32% da população do Estado. Poço Redondo tem 30.877 mil habitantes, que equivale a 1,49% da população de Sergipe.

Prioridade - Na região do Baixo São Francisco outras duas unidades de educação profissional se encontram em pleno funcionamento. Lá funciona o Centro Estadual de Educação Profissional José Agonalto Pacheco da Silva oferecendo o curso de Técnico em Agroindústria, localizando na cidade de Neópolis e a Escola Família Agrícola de Ladeirinha em Japoatã onde se oferta o curso de Técnico em Agropecuária. Em Poço Redondo está a quinta unidade de educação profissional. No Centro Estadual de Educação Profissional José Brandão de Castro jovens sergipanos do alto sertão podem também se profissionalizar nos cursos Técnicos em Agroindústria e Agropecuária.

Até 2010 foram 1.300 cursistas e estão previstas para 2011 a abertura de mais de 1.250 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário